Jovem Bonitense participa da COP27 no Egito

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação levaram três jovens ativistas ambientais de diferentes regiões do Brasil para participar da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, no Egito. O evento começou ontem, domingo (6).

A bonitense Maria Eduarda Silva, o paulista Victor Medeiros e a amazonense Tainara da Costa Cruz, fazem parte do grupo de adolescentes e jovens brasileiros na COP27.

Os três foram selecionados a partir dos projetos apresentados e do potencial como multiplicadores. A expectativa é que possam compartilhar e multiplicar o conhecimento em suas localidades quando retornarem, além de seguirem com as atividades que já desenvolvem.

A relação de Maria Eduarda com o meio ambiente e a importância de preservação começou ainda criança. “Passei a infância no sítio da minha avó, pegando fruta do pé, nadando no açude. Sei o bem que a natureza nos faz e as ameaças que as mudanças climáticas estão nos impondo”, conta a jovem.

Ao longo da adolescência, Maria Eduarda foi se envolvendo cada vez mais nas pautas relacionadas ao meio ambiente e aos direitos de crianças e adolescentes. Em 2017, ingressou no Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da cidade em que mora, Bonito, PE. O Nuca é um espaço de troca e participação entre pares que faz parte do Selo UNICEF – uma das principais iniciativas do UNICEF no Brasil, que contribui para o fortalecimento de políticas públicas direcionadas para crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia.

Engajada, a jovem aprendeu sobre a importância de participar ativamente das decisões e políticas públicas que impactam o presente e o futuro de meninas e meninos. Em 2021, tornou-se mobilizadora de adolescentes no Nuca de Bonito, atuando ativamente para engajar outros adolescentes e jovens para a garantia de direitos, incluindo o direito a um meio ambiente protegido.

A ida à COP 27 é mais um passo nessa caminhada. “Precisamos nos importar, agir; e o adolescente precisa fazer parte desse processo”, afirma Maria Eduarda, animada com a oportunidade de estar presente em um espaço de decisão como a COP.

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/206124-cop27-unicef-e-viracao-levarao-jovens-ativistas-brasileiros-ao-egito

Pular para o conteúdo